terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Morte do Comendador

Hesitei um pouco diante da idéia de escrever sobre novela aqui no blog, mas, já que, nestes dias de recesso, tenho assistido, confesso, alguns capítulos de Império, vamos lá... Acredito que, numa história de ficção, é perfeitamente aceitável imaginar que um certo elixir ou poção de origem mística, fornecido por um feiticeiro misterioso, tenha o condão de fazer com que alguém apresente um quadro de morte aparente por algum tempo. Sim, no campo do fictício, parece-me plausível. O que, contudo, creio, não dá para engolir, é que, numa situação como esta, ainda mais em se tratando o personagem de um homem rico e poderoso, não tenha havido uma autópsia para se apurar a causa da suposta morte, procedimento em que decerto se abriria o tórax do "cadáver", inviabilizando, por óbvio, a continuidade do tresloucado plano. Nesses casos, todos bem sabemos, sobretudo em tendo sido um colapso cardíaco a suspeita aventada na própria trama, o coração do "de cujus" é violado pelo procedimento investigativo médico-legal de um modo tal que ficaria absolutamente impossível a "volta à vida" após passar o efeito da bebida mágica. Ou estarei eu enganado? É claro que não é fácil escrever uma novela, e acredito tratar-se este de um texto muito bom, levado a cabo com extrema competência por um elenco e uma direção maravilhosos, e que, por outro lado, é inexorável que nesses folhetins haja situações que dificilmente aconteceriam na vida real, sem o que seria inviável a sua concepção. Todavia, tendo a pensar, é necessário, sim, manter-se um mínimo de compromisso com o razoavelmente possível, sob pena de a obra cair num para todos os nela envolvidos injusto e incômodo ridículo.
 
Gugu Keller 

2 comentários:

  1. Eu não assisto novela, ultimamente nem tv tenho assistido! Pois o que você disse é verdade, e parece-me bem uma coisa que acontece com frequência, essas tramas "forçadas" e repetitivas. Não sei como as pessoas engolem uma dessas...

    Feliz 2015 !! =D Também agradeço por sempre estar em meu blog me apoiando!!

    ResponderExcluir