segunda-feira, 22 de março de 2010

Tempos Verbais

Já terão os amigos reparado na seguinte coisa...

Você entra numa padaria e pede um bombom Ouro Branco. Aí, no caixa, diz o sujeito...
- Ouro Branco hoje eu não vou ter! Pode ser Sonho de Valsa?
ou...
Você vê um tênis numa vitrine e pergunta ao vendedor se tem do teu número naquela cor de que gostou. Em resposta, ouve...
- Nessa cor infelizmente eu não vou ter! Vou ter o azul escuro, pode ser?
ou, ainda...
Você entra numa loja de Cds à procura de "O Papa é Pop", dos Engenheiros do Hawaii. Mas diz-lhe a vendedora...
- "O Papa é Pop" no momento eu não vou ter! Não quer levar uma coletânea deles?

Pergunta do chato aqui de plantão...

Por que diabos o tempo todo esse "eu não vou ter", no futuro??? Acho que o que interessa é se tem aquilo no presente, não é? Se o vendedor, balconista ou o que seja "vai ter" ou "não vai ter" no futuro pouco interssa, ora bolas! Vai entender o sentido de se dizer esse tipo de coisa...! E o pior de tudo é que tem gente que ainda acha que é chiquérrimo falar assim...! Ah! E ainda tem um requinte de ignorância total da língua, que é o "hoje eu não vou ter", ou o "no momento eu não vou ter", ou seja, além de falar indevidamente no futuro, o(a) infeliz ainda usa um advérbio de tempo no presente!!! É mole? É meio como aquela coisa de fazer a caca e ainda pisar em cima para espalhar...!

Aliás, já que estou me referindo a tempos verbais, aproveito o ensejo para mencionar uma outra coisa em que sempre pensei, não sei se os amigos já...

Por que será que os jornais e afins, sobretudo em suas manchetes, amiúde usam o verbo no presente para se referirem a fatos passados?

Então, por exemplo...

"Fulano de tal morre em São Paulo aos 80 anos."
ou...
"Time X vence e continua na briga."
ou...
"Governo libera reajuste no preço do álcool."

Pois bem... Digam-me se estou errado... Quando sai a notícia, o sujeito já não morreu? O time X já não venceu? O governo já não liberou a droga do aumento? Então por que cargas d´água os verbos no presente e não no passado? Alguém poderia me dizer?

Mistério, não é mesmo?

Gugu Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário