quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti

Pois é... Quanto horror, quanta dor, quanta tristeza... Creio que nem há muito o que dizer... Mas é que ainda fico pensando, sabem? Os amigos chegaram a ler o meu "post" de alguns dias atrás intitulado "Três Segundos"? Nele eu fiz uma reflexão acerca do horripilante fato, não sei se todos têm conhecimento, de que no mundo morre uma pessoa a cada três segundos vítima da fome. Sim, isso mesmo! A cada três segundos, uma vítima fatal da inanição! E, fazendo as contas, referi-me lá ao fato de que isso significa 28.800 óbitos diários, e que, quando este novo ano tiver chegado ao final, mais de dez milhões de pessoas terão perdido a vida neste planeta para a desnutrição...!
Aí, ainda que com um certo receito de que isso soe inoportuno, faço o seguinte raciocínio...
As primeiras estimativas dão conta de que cerca de cem mil pessoas pereceram no terremoto de ante-ontem... É claro que não é um número preciso, não haveria como o ser, mas tomemo-lo apenas como base... E penso que os amigos até já imaginam aonde quero chegar, não? É, a conta é simples! Se 28.800 morrem de fome por dia e cem mil foram as vítimas do terremoto, bastam apenas quatro dias para que aquelas superem estas! Não é isso? Sim, são números irrefutáveis!
Então, não dá para a gente não se perguntar... Por que será que um fato como esse terrível terremoto causa a mobilização e o impacto que estamos vendo, ao passo que a fome, a miséria, que causam mais do que isso a cada quatro dias, ou sete vezes e meia por mês, ou noventa por ano, são coisas que simplesmente passam ao largo das consciências em geral? É claro que o Haiti merece toda a nossa solidariedade, toda a ajuda possível! Mas e os tantos outros Haitis, os Haitis que sacodem e desabam ininterruptamente nas mesmas proporções mundo afora a cada quatro dias? Será que também não a merecem? Não serão estas tragédias de iguais proporções, fatos jornalísticos da mesma magnitude? Hum?
E uma última pergunta que, quase pedindo-lhes desculpas, meus amigos, tenho que fazer... Mesmo com todo o horror que estamos vendo nas telas de nossas tvs e computadores vindos das já tantas reportagens sobre esse horrível episódio, o que, afinal, pensando-se friamente, é mais triste? Cem mil pessoas mortas em razão de um terremoto, ou seja, de uma catástrofe natural, ou o mesmo número, o tempo todo a cada quatro dias, vítimas da fome, da pobreza, da miséria, da indigência, coisas que, como todos estamos cansados de saber, decorrem única e exclusivamente da insaciável ganância humana, da hipocrisia generalizada entre as nações e da total e completa indiferença do ser humano para com o seu próximo? O que é mais triste? Hein? O que?
Pensem com calma sobre isso, meus amigos! Como diz a música de Caetano Veloso, pensem e rezem pelo Haiti! Mas não se esqueçam do quanto ele também é aqui!
E tampouco se esqueçam, amigos, e quem o diz agora sou eu, que, neste mundo, o daqui, a cada quatro dias, há sempre mais um novo, igual ao de ante-ontem, Haiti! Cadáveres, cadáveres e mais cadáveres!

Gugu Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário